Cabo Darilene - PMPA


Após muito tempo de espera, a Cabo Darilene, da Polícia Militar do Pará (PMPA) é a primeira policial brasileira a integrar a Missão Integrada Multidimensional das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA). Dentre todas as habilidades profissionais e pessoais demandadas, o idioma oficial do componente policial da MINUSCA é o francês, tornando-a, além da primeira policial, também a primeira a integrar uma missão francófona no continente africano.

“Amanhã estarei iniciando oficialmente o meu primeiro dia de serviço na MINUSCA (Mission Multidimensionnelle intégrée des Nations Unies pour la Stabilization en République Centrafricaine) e colocarei em prática tudo que aprendi com os senhores, do soldado ao coronel, no decorrer dos meus 8 anos de ROTAM. Muito do que sei e que foi mencionado hoje na minha entrevista contribuiu na formação da policial que sou, devido a soma de conhecimentos adquiridos durante minha permanência neste valoroso Batalhão (o melhor do mundo). Agradeço a Deus e a todos pela força, felicitações e pelo respeito que os senhores têm por mim. Soube hoje que sou a primeira policial brasileira a fazer parte de missão de paz na RCA. Orgulho do meu Pará, do meu batalhão ROTAM que me ajudou a chegar até aqui. Um forte abraço a todos.”



No ano passado estive em missão especial na República Centro-Africana e posso afirmar que é uma missão muito complexa, onde inexiste a presença do Estado ou forças internacionais em algumas regiões, dominadas por milícias e grupos paramilitares. A Polícia Nacional e a Gendarmerie Nacional encontram-se em processos de reconstrução depois dos conflitos armados que levaram a muitas mortes e destruição, tão claras ao se visitar edificações públicas, inclusive das polícias e governo. A capital Bangui ainda oferece um mínimo de estrutura básica, com poucos restaurantes, algumas vias asfaltadas e acesso a água, comida e bebida (quase tudo importado). Entretanto, nas demais áreas do país tudo é muito precário.

Desejo a Cabo Darilene toda a sorte, com a certeza que honrará o nome de todos os policiais brasileiros, da PMPA e Brasil, além de motivo de orgulho para sua família

CAR = République Centrafricaine

Comentários

Postagens mais visitadas