Resenha do Livro “ONU Operações de Paz: a evolução histórica da ONU, da Polícia das Nações Unidas (UNPOL) e a participação da Brigada Militar”






O livro “ONU Operações de Paz: a evolução histórica da ONU, da Polícia das Nações Unidas (UNPOL) e a participação da Brigada Militar” (Editora Imprensa Livre, 2015) é uma obra muito importante de autoria do meu amigo Marco Antonio Morais, Major da Brigada Militar do Rio Grande do Sul e veterano de duas missões de paz, no Haiti e Sudão do Sul. Tive a oportunidade de receber o Marco em sua chegada à Porto Príncipe, capital do Haiti, em 2007. Éramos então 04 policiais militares que representavam o Brasil no componente policial da MINUSTAH, dois do Rio Grande do Sul (BMRS), um do Pará (PMPA) e eu (PMDF).
ONU Operações de Paz: a evolução histórica da ONU, da Polícia das Nações Unidas (UNPOL) e a participação da Brigada Militar.
As livro explica como as operações de paz da ONU evoluíram desde a metade do século passado, de operações com estrutura e funções essencialmente militares para as operações multidimensionais, nas quais os segmentos civil, policial e militar se tornaram os três pilares básicos de uma Operação de Paz. Nesse contexto, a participação policial nessas operações ganhou destaque e importância dentro dos objetivos globais das missões a partir da década de 1990.
A livro “ONU Operações de Paz” apresenta essa mudança de patamar da atividade policial através do resgate histórico da participação de Oficiais da Brigada Militar, como integrantes da Polícia das Nações Unidas (UNPol), em sete Operações de Manutenção de Paz da ONU no período de 1993 até 2013. O texto começa pela análise da evolução da Organização das Nações Unidas, desde sua criação em 1945, destacando os objetivos e a importância de seus órgãos internos no estabelecimento de uma Operação de Manutenção da Paz, em especial o Conselho de Segurança, o Departamento de Operações de Paz (DPKO) e a Divisão Policial, dando ênfase à importância da UNPOL através da análise de suas funções específicas em uma Operação de Paz Multidimensional, em especial aos diferentes mandatos policiais estabelecidos pelo Conselho de Segurança para cada Operação, destacando as diferenças entre as tarefas executadas por policiais e por militares nas operações.
Apesar dos rigorosos processos seletivos aos quais os policiais militares brasileiros eram submetidos ter mudado, deixando de ser realizado pelo Exército Brasileiro para Equipe da Divisão Policial da ONU (que tem legitimidade para tal), o livro aponta o alto nível de preparação que o policial militar deve ter para integrar a Polícia das Nações Unidas.
Através de relatos e fotografias, o livro faz um resgata a experiência vivenciada por vinte e um Oficiais da Brigada Militar durante suas participações individuais em sete Operações de Paz da ONU, com um texto repleto de informações gerais e específicas a respeito do histórico de cada conflito, do mandato atribuído à UNPol, das funções e das atividades diárias desenvolvidas por esses Oficiais nas Operações de Paz em EL Salvador (UNOSAL), na Guatemala (MINUGUA), em Kosovo (UNMIK), no Haiti (MINUSTAH), na Guiné Bissau (UNIOGBIS), no Timor Leste (UNMIT) e no Sudão do Sul (UNMISS).
O número expressivo de sete Operações de Paz proporciona ao leitor uma visão global do trabalho UNPOL e da evolução das missões policiais, visto que a apresentação de cada operação parte da análise do histórico do conflito, do Mandato atribuído a UNPOL e das peculiaridades do cenários encontrado pelos Oficiais em diferentes países da América Central, Europa, Caribe, Ásia e África.

Comentários

Postagens mais visitadas